quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cidades lançam Rota Turística do Rio Tietê

OESP Caderno Cidades 17/09/2009

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090917/not_imp436312,0.php

Roteiro refaz andanças bandeirantes e destaca 9 municípios paulistas

José Maria Tomazela, SOROCABA

Cinco anos depois de ser criado pelo governo estadual, o Roteiro dos Bandeirantes, antiga rota usada pelos colonizadores paulistas tendo como eixo o Rio Tietê, está pronto para atrair turistas. As nove cidades que integram o roteiro definiram os atrativos e criaram a infraestrutura para receber os visitantes. "Agora é hora de colocar nosso produto no mercado", diz o secretário executivo do Consórcio do Médio Vale do Tietê para o Turismo, Pedro Macerani.

A diretoria que assumiu o consórcio na semana passada terá o desafio de convencer o turista, sobretudo o paulistano, de que vale a pena visitar todas as cidades do percurso. O roteiro refaz o caminho por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga para andanças pelo então desconhecido território nacional, em busca de metais preciosos e riquezas. São cerca de 200 quilômetros, saindo de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, e passando pelas cidades de Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Cabreúva, Salto, Itu e Porto Feliz, até a chegada em Tietê.

De acordo com Macerani, todas as cidades criaram postos de informações turísticas e adotaram a sinalização urbana, além de designar uma comissão voltada para esse turismo. "Queremos agora que o governo do Estado faça a sinalização do roteiro nas rodovias de acesso e ajude a divulgar as atrações. Também estamos em contato com agências de turismo e vamos participar de feiras e eventos."

As cidades têm em comum o vínculo histórico-cultural com o movimento bandeirista, mas cada uma dispõe de atrativos próprios, capazes de agradar aos visitantes. São museus, fazendas históricas, trilhas e caminhos dignos de serem explorados, segundo Macerani. "A viagem é uma excelente oportunidade para o visitante se aprofundar na história do Brasil, pisando nas mesmas terras por onde passaram personagens como Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, e Fernão Dias Paes Leme, o caçador de esmeraldas." A Casa de Anhanguera é uma das atrações de Santana de Parnaíba, além da igreja e do casario colonial tombados pelo patrimônio histórico.

Exemplares da arquitetura oitocentista estão presentes também em Itu, famosa pelas igrejas e sobradões, Porto Feliz e Tietê. A cidade de São Roque, que passou a fazer parte do roteiro neste ano, tem o Sítio Santo Antonio, com a casa bandeirista, e as vinícolas. Araçariguama preserva uma mina de ouro que, no passado, despertou a cobiça dos colonizadores. Salto inaugurou o Memorial do Rio Tietê e tem parques geológicos.

EVENTOS

A região guarda uma grande diversidade gastronômica, de pratos típicos a doces caseiros e cachaça artesanal. Conta ainda com muitos eventos, como a Paixão de Cristo de Salto, o Corpus Christi de Santana de Parnaíba, a Festa do Bom Jesus de Pirapora, a de São Benedito de Tietê, a saída das Monções em Porto Feliz e as romarias. "Queremos que o roteiro não seja atração para um único dia, mas para vários fins de semana", afirma o prefeito de Tietê, José Carlos Melaré (PTB), novo presidente do consórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário